segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ordem de serviço para a engorda da orla de Jaboatão é definida nesta segunda-feira

Ministro Fernando Bezerra Coelho e prefeito Elias Gomes participarão da cerimônia

03/02/2013 12:44 - EDWARD PENA, da Folha de Pernambuco
 
Widio Jofre/ Arquivo Folha
  Praias receberão um incremento de um milhão de metros cúbicos de areia.
 
 O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participa nesta segunda-feira (04), junto com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para obras de intervenção de engorda das praias do município que foram subdivididas em três trechos: Barra de Jangada, Candeias e Piedade. Com isso, as praias terão uma média de 30 a 45 metros em uma extensão de 5,8 quilômetros em pontos mais críticos.

O trecho receberá um incremento de um milhão de metros cúbicos de areia. Para se ter ideia, essa quantidade seria capaz encher dez estádios de futebol.  No total serão investidos R$ 39 milhões, oriundos de recursos dos governos Federal e Municipal.

De acordo com o engenheiro civil responsável pela obra, Roberto Rocha o trabalho de regeneração das praias de Jaboatão ampliará a faixa de areia para 30 ou 40 metros de largura. “A areia será dragada de uma jazida que fica na orla de Pedra do Xaréu, a dois quilômetros da praia. O canteiro de obras, que será instalado no limite entre Piedade e Candeias, vai puxar a areia de um navio. Para isso, uma tubulação de um quilômetro e meio de comprimento, com 800 milímetros de diâmetro, será montada”, explicou.

Em um passeio rápido pelas praias da cidade, muitas foram as reclamações a respeito do avanço do mar. Moradores e comerciantes lembraram a época quando a faixa de areia era quase o triplo do que é a atual. No entanto, em alguns pontos, segundo a população, o mar não avançou. Foi o que garantiu a comerciante Ângela Paula da Silva, 34 anos. Ela tem uma barraca na praia de Barra de Jangada, onde vende bebidas aos banhistas. “Estou aqui há 21 anos, porque a barraca era da minha mãe e depois ficou para mim. Aqui foi ao contrário, o mar cobria a areia toda há uns dez anos. Agora, temos esse espaço. De um tempo para cá, ele recuou”, comentou.

Ainda segundo a comerciante, este seria o motivo pelo qual as pessoas estão frequentando mais a praia de Barra de Jangada. “Porque Piedade e Candeias quase não têm areia mais. O trabalho que a prefeitura vai fazer vai beneficiar muita gente. A praia de Piedade, por exemplo, não é mais visitada por conta disso. E para as crianças aqui (Barra de Jangada) o espaço é muito maior”, avaliou.

MAIS NOTÍCIAS:

JC Online

Prefeitura de Jaboatão




Nenhum comentário:

Postar um comentário